Mais receitas de papinhas salgadas e doces

Blog de crisete :PUERICULTURA, Mais receitas de papinhas salgadas e doces

Bem gente, achei mais receitas de papinhas para vocês......achei estas no site Yahoo que são ótimas.......dá até vontade de comer....srrsr......muito boas!!!!

 

Depende da idade as receitas de papinhas:

 

4 meses:

 

Se for para a primeira sopa, não deve usar mais do que 2/3 ingredientes. Batata, cenoura e outro. Não use sal nem azeite/óleo. À medida que o bebe vai crescendo pode ir acrescentando outros ingredientes que variam consoante a idade e saúde do seu bebê.

Se for para papinhas de fruta, no inicio faça sopa  de maça ou de pêra, depois vá fazendo das duas e de pouco em pouco vá acrescentado outras frutas.

 

Se você der leite materno, então aos 6 meses:

 

São importantes que as papinhas contenham um representante de cada grupo alimentar, como os cereais e tubérculos(arroz, macarrão, batata), os legumes (abobrinha, cenoura, chuchu), as verduras (espinafre, brócolis, couve), as leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico) e as carnes (carne vermelha, frango ou peixe). Veja abaixo algumas receitas para você preparar para o seu bebê. E lembre-se que você pode substituir os ingredientes por outros do mesmo grupo alimentar, variando as opções e ampliando o cardápio do seu bebê.

 

Eu só introduzi refogados/fritos/assados na alimentação dos meus filhos depois de 1 ano, mas você pode gostar se não e só não fritar.

 

FASE I - dos 6 meses aos 10 meses

 

PAPINHA DE CARNE COM FEIJÃO

 

Ingredientes: 300 g de carne de boi (músculo, peito, braço) 1 cenoura grande 2 abobrinhas pequenas 1 ½ xícara de chá de couve picada 1 ½ colher de sopa de salsa picada 1 ½ xícara de feijão cozido 1 colher sopa de óleo ou margarina.

 

Modo de fazer:Não é necessário descascar a cenoura e as abobrinhas, apenas raspe a casca da cenoura delicadamente com uma faca, e escove bem as abobrinhas. Pique miúdo. Em seguida, leve todos os ingredientes ao fogo, acrescentando o feijão já cozido. Pique bem miúdo a carne, os legumes, as verduras, a salsa e rale a cebola. Numa panela grande com 3 litros de água fria, leve ao fogo brando todos os ingredientes, com exceção da margarina ou do óleo. Tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 3 horas ou até que todos os ingredientes fiquem bem macios e praticamente desmanchados. Desligue e junte a margarina ou o óleo. Para preparar o feijão, escolha e deixe de molho de véspera. Cozinhe na água que ficou de molho, na panela de pressão, por 45 minutos, ou na panela comum, por 2 a 3 horas, dependendo do tipo do feijão (preto, rosinha, mulatinho, etc.).

Esta papinha é indicada para crianças na FASE I (bebês até 10 meses) Nesta fase a papinha deve ser passada pela peneira de malha fina.

Dica: O sal deve ser utilizado na menor quantidade possível, para que a criança aprenda a identificar o sabor dos alimentos.

 

PAPINHA DE FRANGO COM ABÓBORA

 

Ingredientes: 300 g de peito de frango 2 ½ xícaras de chá de abóbora ou moranga picada 3 xícaras de chá de repolho picado 1 chuchu grande picado 1 ½ colher de sopa de cebola picada 2 colheres de sopa de salsa picada ½ xícara de chá de macarrão para sopa (conchinhas, letrinhas, etc.) 1 colher de sopa de margarina.

Modo de fazer:Em uma panela coloque 3 litros de água, acrescente todos os ingredientes, inclusive o macarrão para sopa com exceção da margarina. Deixe cozinhar em fogo brando até que todos os ingredientes estejam bem macios praticamente desmanchando. Para não grudar nas mãos, corte o chuchu ao meio e descasque-o sob água corrente. Retire a parte dura central e corte em cubos. Desligue e acrescente a margarina. Retire a quantidade a ser utilizada e passe por peneira de malha fina.

Esta papinha é indicada para crianças na FASE I (bebês até 10 meses) Nesta fase a papinha deve ser passada pela peneira de malha fina.

 

PAPINHA DE FRANGO COM BATATA DOCE

 

Ingredientes : 300 g de peito de frango 1 batata doce ¼ couve-flor 2 ½ xícaras de chá de escarola picada 1 ½ colher de sopa de cebola ralada 2 colheres de sopa de salsa picada ½ xícara de chá de trigo para quibe 1 colher de sopa de margarina Modo de fazer: Em uma panela grande com 3 litros de água, acrescente todos os ingredientes inclusive o trigo para quibe, se preferir, substitua pela mesma medida de cevadinha (encontrada em lojas de produtos naturais) com exceção da margarina. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar até que todos os ingredientes estejam bem macios, praticamente desmanchando. Desligue e acrescente a margarina. *Antes de picar a couve-flor, deixe-a imersa em 1 litro de água com 1 colher de sopa de suco de limão, para eliminar as impurezas. · Esta papinha é indicada para crianças na FASE I (bebês até 10 meses) Nesta fase a papinha deve ser passada pela peneira de malha fina.

 

PAPINHA DE FÍGADO COM BATATA

 

Ingredientes: 300 grs de fígado de boi 5 batatas médias 1 cenoura grande ½ pé de alface 1 ½ colher de sopa de cebola ralada 2 colheres de sopa de salsa picada ¾ xícara de chá de aveia em flocos 1 colher de sopa de margarina.

Modo de fazer: Lave a alface, folha por folha, sob água corrente, passando os dedos por toda a sua superfície, ou mergulhe-as em uma bacia com 1 litro de água misturada com 1 colher de sopa de suco de limão por 15 minutos, para eliminar as impurezas. Em seguida leve todos os ingredientes ao fogo em uma panela grande com 3 litros de água, acrescentando também a aveia em flocos. Deixe cozinhar em fogo brando, até que os ingredientes estejam bem macios, praticamente desmanchando. Quando desligar a panela acrescente a margarina. · Esta papinha é indicada para crianças na FASE I (bebês até 10 meses) Nesta fase a papinha deve ser passada pela peneira de malha fina.

 

PAPINHA DE CARNE COM ACELGA

 

Ingredientes: 300 g de carne de boi (músculo, peito, braço, ossobuco) 1 mandioca média 2 cenouras médias 2 ½ xícaras de chá de acelga picada 3 ½ xícaras de chá de repolho picado 1 ½ colher de sopa de cebola ralada 1 colher de sopa de salsa picada 1 colher de sopa de cebolinha picada ½ xícara de arroz cru 1 colher de sopa de margarina. Modo de fazer: Raspe a casca da cenoura com uma faca, lave bem e pique. Em seguida, leve todos os ingredientes ao fogo em uma panela grande com 3 litros de água, acrescentando o arroz previamente escolhido, lavado e escorrido. · Deixe cozinhar em fogo brando, até que os ingredientes estejam bem macios, praticamente desmanchando. Esta papinha é indicada para crianças na FASE I (bebês até 10 meses) Nesta fase a papinha deve ser passada pela peneira de malha fina.

 

PAPINHA DE CARNE COM BETERRABA

 

Ingredientes: 300 g de ossobuco 1 mandioca média 1 xícara de chá de ervilhas frescas 1 beterraba média 2 ½ xícara de chá de agrião picado 1 ½ colher de sopa de cebola ralada 2 colheres de sopa de salsa picada ½ xícara de chá de macarrão para sopa 1 colher de sopa de óleo de milho ou girassol.

Modo de fazer:Leve todos os ingredientes ao fogo, acrescentando o macarrão para sopa. Deixe cozinhar em fogo brando, até que os ingredientes estejam bem macios, praticamente desmanchando. · Esta papinha é indicada para crianças na FASE I (bebês até 10 meses) Nesta fase a papinha deve ser passada pela peneira de malha fina.

 

 

 

PAPINHA DE FRANGO COM CARÁ

 

Ingredientes: 300 g de peito de frango 1 ½ xícara de chá de cará picado 1 ½ xícara de chá de couve picada 2 cenouras médias 1 ½ colher de sopa de cebola ralada 1 colher de sopa de salsa picada 1 colher de sopa de cebolinha picada 1 colher de sopa de margarina.

Modo de fazer:Antes de picar, lave bem o cará sob água corrente e escorra. Com uma faca, retire a casca, ainda sob a água corrente, e deixe o cará numa vasilha com água até o momento de picar, para não escurecer. Em uma panela grande coloque 3 litros de água e acrescente os demais ingredientes, menos a margarina. Leve ao fogo e deixe cozinhar em fogo brando, até que os ingredientes estejam bem macios, praticamente desmanchando. Desligue e acrescente a margarina.  Esta papinha é indicada para crianças na FASE I (bebês até 10 meses) Nesta fase a papinha deve ser passada pela peneira de malha fina.

 

PAPINHA DE FÍGADO COM MANDIOQUINHA

 

Ingredientes: 300 g de fígado de boi 2 mandioquinhas médias 2 abobrinhas pequenas 2 ½ xícaras de chá de acelga picada 2 colheres de sopa de cebola ralada 2 colheres de sopa de salsa picada 1/3 xícara de chá de arroz cru 1 colher de sopa de óleo de milho ou girassol

Modo de fazer:Pode-se substituir o fígado de boi pela mesma quantidade de miúdos de boi (miolo, rim ou coração). Em seguida, leve todos os ingredientes ao fogo, em uma panela com 3 litros de água, acrescentando o arroz escolhido, lavado e escorrido. Querendo, substitua o arroz pela mesma quantidade de semolina de centeio, adquirida em mercearias, supermercados ou em casas que comercializem produtos naturais. Deixe cozinhar em fogo brando, até que os ingredientes estejam bem macios, praticamente desmanchando.  Esta papinha é indicada para crianças na FASE I (bebês até 10 meses) Nesta fase a papinha deve ser passada pela peneira de malha fina.

 

PAPINHA DE CARNE COM CENOURA

 

Ingredientes: 300 g de carne de boi (músculo, braço, peito) 1 cenoura grande 2/3 de um chuchu 1 ½ xícara de chá de couve picada 2 colheres de sopa de cebola ralada 1 colher de sopa de cebolinha picada 1 colher de sopa de salsa picada ½ xícara de fubá 1 colher de sopa de óleo ou margarina. Modo de fazer:Antes de picar a couve, lave bem as folhas em água corrente, passando bem os dedos por toda a superfície das folhas. Em seguida, leve todos os ingredientes ao fogo em uma panela com 3 ½ litros de água, acrescentando o fubá. Quando a água de cozimento começar a esquentar, mexa o conteúdo com uma colher de pau, para que o fubá não grude no fundo da panela. Deixe cozinhar em fogo brando, até que os ingredientes estejam bem macios, praticamente desmanchando. Se necessário acrescente mais água. · Esta papinha é indicada para crianças na FASE I (bebês até 10 meses) Nesta fase a papinha deve ser passada pela peneira de malha fina.

 

PAPINHA DE FRANGO COM MANDIOQUINHA

 

Ingredientes: 300 g de peito de frango 2 mandioquinhas médias 2 cenouras médias 4 xícaras de repolho picado 1 colher de sopa de cebola picada 2 colheres de sopa de salsa picada ½ xícara de macarrão para sopa 1 colher de sopa de óleo ou margarina.

Modo de fazer:Querendo, substitua o repolho por couve manteiga picada bem fininho. Em seguida leve todos os ingredientes ao fogo em uma panela com 3 litros de água. Deixe cozinhar em fogo brando, até que os ingredientes estejam bem macios, praticamente desmanchando. · Esta papinha é indicada para crianças na FASE I (bebês até 10 meses) Nesta fase a papinha deve ser passada pela peneira de malha fina.

 

FASE II - dos 10 meses em diante

 

PAPINHA DE CARNE COM MANDIOQUINHA

 

Ingredientes: 300 g de carne de boi (músculo, peito, braço ou pescoço) 3 mandioquinhas médias 2 cenouras médias ½ pé de alface 1 ½ colher de sopa de cebola picada 1 colher de cebolinha picada 1 colher de sopa de salsa picada ½ xícara de arroz cru 1 colher de sopa de óleo ou margarina.

Modo de fazer:Não tire a casca da mandioquinha e nem da cenoura, apenas raspe delicadamente com uma faca afiada, depois lavar e escovar bem sob água corrente. Em seguida, leve todos os ingredientes ao fogo, em uma panela com 3 litros de água acrescentando o arroz previamente escolhido, lavado e escorrido. Deixe cozinhar em fogo baixo, até que todos os ingredientes estejam bem macios, quase desmanchando. · Esta papinha é indicada para crianças na FASE II (bebês acima de 10 meses), a papinha deve ser amassada com um garfo.

 

PAPINHA DE FÍGADO

 

Ingredientes: 300 g de fígado de boi 1 mandioca grande 2 cenouras pequenas 7 xícaras de chá de folhas de espinafre 1 colher de sopa de cebola ralada 2 colheres de sopa de salsa picada ½ xícara de chá de lentilha 1 colher de sopa de óleo ou margarina.

Modo de fazer:Lave bem a mandioca, para tirar toda a terra. Corte-a em pedaços grandes, proporcionais. Em cada pedaço, faça em corte no sentido de comprimento e tire a casca de uma só vez. Retire a camada fibrosa, lave em água corrente e corte em rodelas. Em seguida leve todos os ingredientes ao fogo, acrescentando a lentilha escolhida, lavada e escorrida. Deixe cozinhar em fogo brando, até que todos os ingredientes estejam bem macios, praticamente desmanchando. · Esta papinha é indicada para crianças na FASE II (bebês acima de 10 meses), a papinha deve ser amassada com um garfo.

 

PAPINHAS DE CARNE COM BATATA

 

Ingredientes: 300 g de carne de boi (músculo, peito, braço ou pescoço) 4 batatas médias 2 cenouras médias 1 abobrinha pequena 1 ½ colher de sopa de cebola ralada 2 colheres de sopa de salsa picada ½ xícara de chá de arroz cru 1 colher de sopa de óleo ou margarina.

Modo de fazer:Não corte a casca da cenoura e da abobrinha, apenas raspe-as com uma faca afiada. Em seguida leve todos os ingredientes ao fogo, acrescentando o arroz cru, previamente escolhido, lavado e escorrido. Deixe cozinhar em fogo brando, até que todos os ingredientes estejam bem macios, praticamente desmanchando. · Esta papinha é indicada para crianças na FASE II (bebês acima de 10 meses) · Esta papinha deve ser amassada com um garfo.

 

PAPINHA DE FRANGO COM ERVILHA

 

Ingredientes: 300 g de peito de frango 1 batata doce 7 xícaras de chá de folhas de agrião 2/3 xícara de chá de abóbora picada 2 colheres de sopa de cebola ralada 1 colher de sopa de salsa picada 1 colher de sopa de cebolinha verde picada 2 xícaras de chá de ervilha fresca 1 colher de sopa de margarina.

Modo de fazer:Em uma panela com 3 litros de água, acrescente todos os ingredientes, inclusive a ervilha. Deixe cozinhar em fogo baixo até que todos os ingredientes estejam bem macios, praticamente desmanchando. · Esta papinha é indicada para crianças na FASE II (bebês acima de 10 meses) · Esta papinha deve ser amassada com um garfo.

 

PAPINHA DE FRANGO COM GRÃO DE BICO

 

Ingredientes: 300 g de fígado de boi 1 cenoura grande 1 ½ xícara de chá de couve picada 2 xícaras de chá de vagem picada 1 colher de sopa de cebola picada 2 colheres de sopa de salsa picada 1 ¾ xícaras de chá de grão de bico 1 colher de sopa de óleo de milho ou girassol

Modo de fazer:Prepare a vagem, retirando os fiapos laterais com uma faca afiada. Pique a vagem e utilize a quantidade indicada nos ingredientes. Em seguida, leve todos os ingredientes ao fogo, acrescentando o grão de bico escolhido, deixando de molho de véspera e escorrido. Deixe cozinhar em fogo baixo até que todos os ingredientes estejam bem macios, praticamente desmanchando. · Esta papinha é indicada para crianças na FASE II (bebês acima de 10 meses) · Esta papinha deve ser amassada com um garfo.

 

PAPINHA DE CARNE COM ABÓBORA

 

Ingredientes: 300 g de carne de boi (músculo, peito, braço ou pescoço) 2 /12 xícaras de abóbora picada 15 xícaras de chá de folhas de espinafre 2 colheres de sopa de cebola picada 2 colheres de sopa de salsa picada 1 ¾ xícaras de chá de grãos de milho verde 1 colher de sopa de óleo de milho. Modo de fazer:Corte a abóbora ao meio, retire as fibras e as sementes. Tire a casca, corte a abóbora em tiras e depois pique bem. Se quiser, substitua as folhas de espinafre pela mesma quantidade de folhas de agrião. Em seguida, leve todos os ingredientes ao fogo, acrescentando os grãos de milho verde. Deixe cozinhar em fogo baixo até que todos os ingredientes estejam bem macios, praticamente desmanchando. · Esta papinha é indicada para crianças na FASE II (bebês acima de 10 meses) · Esta papinha deve ser amassada com um garfo.

 

PAPINHA DE FRANGO COM BRÓCOLIS

 

Ingredientes: 300 g de peito de frango 1 2/3 xícara de cará picado 5 xícaras de chá de brócolis (flores, folhas e talos) picados 2 ½ xícaras de chá de chicória picada 1 ½ colher de sopa de cebola picada 2 colheres de sopa de salsa picada ½ xícara de chá de macarrão para sopa 1 colher de sopa de óleo ou margarina.

Modo de fazer:Escolha os brócolis cujos buquês estejam com as flores bem verdinhas e bem fechadas, sem flores amarelas ou manchadas. Retire as folhas, corte os buquês e lave sob água corrente. Em seguida, leve todos os ingredientes ao fogo, acrescentando o macarrão para sopa. Deixe cozinhar em fogo baixo até que todos os ingredientes estejam bem macios, praticamente desmanchando. · Esta papinha é indicada para crianças na FASE II (bebês acima de 10 meses) · Esta papinha deve ser amassada com um garfo.

 

PAPINHA DE CARNE COM COUVE-FLOR

 

Ingredientes: 300 g de carne de boi (músculo, peito, braço) ¼ de couve-flor 3 mandioquinhas 1 xícara de alho-poró cortado em rodelas 1 ½ colher de sopa de cebola ralada 2 colheres de sopa de salsa picada 1 colher de sopa de óleo ou margarina. Modo de fazer:Prepare o alho-poró lavando-o muito bem sob água corrente fria. Lave bem entre as folhas, pois aí que se concentra a terra que deve ser retirada. Depois, corte em rodelas o bulbo branco e a parte verde clara das folhas. Em uma panela com 3 litros de água acrescente todos os ingredientes e leve ao fogo. Deixe cozinhar em fogo baixo até que todos os ingredientes estejam bem macios, praticamente desmanchando. Esta papinha é indicada para crianças na FASE II (bebês acima de 10 meses) · Esta papinha deve ser amassada com um garfo.

 

PAPINHA DE FRANGO COM BATATA

 

Ingredientes: 300 g de peito de frango 2 cenouras grandes 4 batatas grandes 1 ½ colher de sopa de cebola ralada 2 colheres de sopa de salsa picada ½ xícara de chá de arroz cru 1 colher de sopa de óleo ou margarina.

Modo de fazer:Em uma panela com 3 litros de água coloque todos os ingredientes e leve ao fogo. Deixe cozinhar em fogo baixo até que todos os ingredientes estejam bem macios, praticamente desmanchando. Esta papinha é indicada para crianças na FASE II (bebês acima de 10 meses) · Esta papinha deve ser amassada com um garfo.

 

PAPINHA DOCE DE MORANGO

 

Ingredientes: 1 kg de morangos 1 colher de sopa de mel

Modo de fazer: Limpe os morangos, retirando todos os cabinhos. Lave muito bem em água corrente. Deixe de molho por 30 minutos numa tigela com água fria até cobrir os morangos e junte 4 colheres de sopa de suco de limão. Passe os morangos por uma peneira de náilon e misture bem com o mel.

 

PAPINHA DOCE DE GOIABA

 

Ingredientes: 800 g de goiaba vermelhas ½ colher de sopa de mel

Modo de fazer: Descasque as goiabas e retire suas sementes. Corte-as em pedaços. Coloque em uma panela, junto com o mel. Leve ao fogo baixo, com a panela tampada, até a fruta começar a se desmanchar. Deixe esfriar. Amasse com um garfo até obter um purê.

 

PAPINHA DOCE DE MANGA

 

Ingredientes: 1 ½ kg de mangas picadas ½ colher de sopa de mel

Modo de fazer:Coloque a manga picada juntamente com o mel em uma panela. Leve a panela tampada ao fogo baixo, e deixe cozinhar até a manga amolecer. Se for necessário, pingue um pouco de água para a mistura não grudar. Amasse com um garfo até obter um purê.

 

PAPINHA DOCE DE MAÇÃ

 

Ingredientes: 6 maças sem casca e sem sementes, picadas 1 colher de sopa de mel.

Modo de fazer:Depois de descascar as maçãs e retirar as sementes, corte-as em fatias. Numa panela, leve as maçãs e o mel ao fogo brando. Tampe a panela e cozinhe até ficarem macias. Amasse com um garfo até obter um purê.

 

PAPINHA DOCE DE AMEIXA E MAÇÃ

 

Ingredientes: 6 maçãs sem casca e sem sementes, picadas 1 xícara de chá de ameixa preta seca 1 colher de sobremesa de mel.

Modo de fazer:Numa panela, leve as maçãs e o mel ao fogo brando, até amolecerem. Amasse com um garfo até obter um purê. Enquanto isso leve as ameixas pretas com 1 xícara de chá de água ao fogo brando, até amolecerem. Retire os caroços e passe a polpa pela peneira. Misture ao purê de maçã.

 

PAPINHA DOCE DE PÊRA

 

Ingredientes: 7 pêras 1 colher de sopa de mel

Modo de fazer:Descasque e pique as pêras. Numa panela, coloque a pêra e o mel, e leve ao fogo brando, com a panela tampada, até amolecer. Amasse com um garfo até obter um purê.

 

PAPINHA DOCE DE CAQUI

 

Ingredientes: 6 caquis, sem a casca ½ colher de sopa de mel 1 colher de chá de fécula de batata. Modo de fazer:Passe os caquis por uma peneira. Misture o purê de caqui com o mel e a fécula de batata.

 

PAPINHA DOCE DE MAMÃO E LARANJA

 

Ingredientes: 2 mamões tipo papaia 2 colheres de sopa de mel 1 xícara de chá de suco de laranja. Modo de fazer:Corte os mamões ao meio e retire as cascas e as sementes. Amasse os mamões com um garfo, até obter um purê. Misture o suco de laranja e o mel.

bebê, papinha

quinta 10 julho 2008 23:21



12 comentário(s)

  • luciane paula mailto Qua 10 Abr 2013 23:05
    muito bom gostei das pa0pa salgadas valeu.
  • Rayanne Qua 07 Nov 2012 00:49
    Bebes menores de um ano não podem ingerir mel..
    Pode causar botulismo
  • aline mailto Sex 25 Mai 2012 04:27
    pode ser substituido por glicose de milho?
  • LUCIANA mailto Qua 25 Abr 2012 13:51
    POXA :0 GOSTEI MUTO VOU PROVIDENCIAR PARA O MEU BB DE 06 MESES, PORÉM SEM COLOCAR O
    MEL...OBRIGADO POR ESSAS INFORMAÇÕES
  • Mirella Morales mailto Ter 13 Mar 2012 22:01
    Olá, as receitas são ótimas mas o mel só pode ser usado em crianças com mais de 2 anos. Mirella (nutricionista)
  • Fernanda Carvalho mailto Ter 24 Jan 2012 16:53
    Então não se deve colocar o mel? Posso fazer só a fruta e um pouco de água? Porque minha filha tem 6 maese.
  • Cintia Sáb 14 Jan 2012 14:17
    O mel nao pode ser usado em criancas com menos de um ano.. porque causa botulismo... nao acrescentar mel aos alimentos dos menores de um ano.... atencao nisso. no mais as receitas sao maravilhosas...
  • André Qui 12 Jan 2012 22:48
    Naum recomenda naiy..... Não se deve dar mel para menores u de um ano.... Nem adocar
  • ADRIANA mailto Sex 30 Dez 2011 21:55
    MEL PARA CRIANÇAS COM MENOS DE UM ANO NEM PENSAR.CUIDADO COM O BOTULISMO, CAUSADO POR UMA BACTÉRIA PERIGOSA.
  • ninagameiro@hotmail.com Ter 27 Dez 2011 16:21
    Fiquem sabem o mel é um alimento,contra indicado para crinçãs menores de um ano
    Devido a uma bactéria munto perigosa que ele tem..............


Seu comentário :

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.82.121.218) para se identificar     



Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para crisete

Precisa estar conectado para adicionar crisete para os seus amigos

 
Criar um blog