Cuidados com o cabelo infantil

Blog de crisete :PUERICULTURA, Cuidados com o cabelo infantil

 

 

Veja algumas dicas para manter as madeixas do seu filho sempre em ordem

 

 

 

Existe idade certa para o primeiro corte? Com que freqüência o cabelo do bebê deve ser lavado? As dúvidas de quem tem filhos pequenos não se resumem a fraldas, cólicas e papinhas. Quando o assunto são as madeixas de meninos e meninas, os pais também costumam ficar inseguros antes de apelar para qualquer tesourada.

 

Conversamos com Roberta Rossi, gerente do salão paulistano Glitz Mania, especializado no público infantil e adolescente, e pedimos algumas dicas sobre como cuidar da cabeleira dos pequenos. A primeira orientação é categórica: não há uma fase ideal para a criança fazer sua estréia no cabeleireiro. O motivo é simples. Alguns bebês nascem tão cabeludos que, quando completam 1 mês, já estão precisando urgentemente aparar a juba. Outros, por sua vez, não cultivam mais que uma dúzia de fios tímidos no cocuruto.

 

“Nos primeiros meses, o bebê perde bastante cabelo. A queda diminui entre o 6º e o 8º mês. Cada caso é um caso, mas eu diria que esse é um bom período para cortar”, sugere Roberta. Ela conta que os bem pequeninos não ligam de ir ao salão e nem se importam quando mexem na sua cabeça – até porque ainda não entendem muito bem o que está acontecendo.

 

A coisa começa a complicar quando eles estão mais crescidos. “Às vezes, a criança coloca o pé na porta do salão e já começa a chorar”, relata. Por isso, é importante fazer da ida ao cabeleireiro um ritual divertido. “Temos, por exemplo, brinquedos e escorregador. Assim ela vai se acostumando com o ambiente antes de sentar para cortar o cabelo”, diz. O importante é não forçar a barra para que o pequeno não fique traumatizado.

 

Sobre a freqüência da lavagem – outra dúvida muito comum –, Roberta afirma que isso depende do tipo de cabelo. A estratégia deve ser semelhante à usada pelos adultos: se os fios são muito oleosos, terão que ser enxaguados diariamente. “Já os mais crespos podem ser lavados dia sim dia não, para não ficarem ressecados”, orienta.

 

O ideal é que a cabeleira seja aparada de três em três meses. Assim os fios ficam fortes e não quebram com facilidade. Os meninos, especialmente os mais cabeludos, precisam cortar todo mês. “Vale lembrar que os produtos infantis podem ser usados até os 12 anos”, diz a gerente do Glitz Mania. Depois disso, quando os hormônios entram em ebulição, a criançada começa a suar mais e precisa de produtos mais fortes. Para os bebês, claro, quanto mais suave o xampu, melhor.

 

 

Por Paula Desgualdo

Site:

http://bebe.abril.com.br/0_12/corpo/cabelos.php

 

cabelo, dicas, filho, madeixas

quarta 01 outubro 2008 18:31



12 comentário(s)

  • Ju mailto Qua 08 Mai 2013 04:46
    Olá, minha filha tem 3 anos, é loirinha e de
    cabelos cacheado. os fios são finos, porém ásperos nas pontas ao toque, são volumosos, os cachos não são definidos, e fica alto, o que posso fazer e que produtos usar???
    Obrigada, Ju.
  • jhenifher mailto Seg 17 Dez 2012 18:31
    Olá, minha filha tem 3 anos , mas o cabelinho dela é super fino e não enche nem cresce, o que devo fazer? Já realizei 2 cortes ,mas nada resolveu. Sonho em vê-la de rabo de cavalo, tranças,... me ajude.
  • maria mailto Qui 30 Ago 2012 01:29
    ola minha filha trm o cabelo cacheado como devo cuidar para q possa crescer bonito
  • marcia mailto Seg 16 Jul 2012 15:55
    minha filha tem um ano e sete meses, seu cabelo e cacheado e ao mesmo tempo misto sua raiz e lisa e mais as pontas são ressecadas me oriente os produtos que devo usar, um abraço fico no aguardo.
  • geu mailto Sex 13 Abr 2012 17:13
    Olá , minha filha tem cinco anos eu usei um condicionador de adulto e aparece no fio do cabelo umas coisas esquisitas... diz o povo q está parido, sei lá. Agora ele começou quebrar todo,quero saber o que uso para pentear
  • nadya mailto Qui 05 Abr 2012 22:42
    olá minha filha tem 2 anos, ela nasceu com o cabelo totalmente liso agora a raiz está liza e a metade do cabelo esta totalmente ressecado, não sei mais o que fazer por favor me da uma solução ela anda agora sempre com o cabelo preso pois os cabelos da nuca da parte de trás estão horriveis...já cortei mais não adiantou nada...
  • Vanessa mailto Qui 22 Mar 2012 15:40
    Olá, minha filha faz 2 anos em abril, mas o cabelinho dela é super fino e não enche nem cresce, o que devo fazer? Já realizei 2 cortes com profissionais específicos,mas nada resolveu. Sonho em vê-la de rabo de cavalo, tranças,... me ajude.
    Att, Vanessa
  • Vanessa mailto Qui 22 Mar 2012 15:39
    Olá, minha filha faz 2 anos em abril, mas o cabelinho dela é super fino e não enche nem cresce, o que devo fazer? Já realizei 2 cortes com profissionais específicos,mas nada resolveu. Sonho em vê-la de rabo de cavalo, tranças,... me ajude.
    Att, Vanessa
  • Keylla mailto Dom 08 Jan 2012 04:52
    Tenho um menino de 1 ano é 5 meses apesar da sua pele clara ele tem os cabelos bem crespo,qual o tipo de produto deve ser usado para soltar os cachos,ficam bem enroladinhos...Bjs
  • crisete Qua 23 Set 2009 00:59
    Mandei um e-mail a vc.......
    Bjsu


Seu comentário :

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.196.195.158) para se identificar     



Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para crisete

Precisa estar conectado para adicionar crisete para os seus amigos

 
Criar um blog